quinta-feira, 3 de maio de 2012

DOENÇAS CAUSADAS PELA POLUIÇÃO!!!


Doenças Causadas pela Poluição

       Existe, na natureza, um equilíbrio biológico entre todos os seres vivos.
      A poluição pode ser entendida como qualquer alteração do equilíbrio ecológico existente.
     A poluição é essencialmente produzida pelo homem e está directamente relacionada com os processos de industrialização e a consequente urbanização da humanidade. Esses são os dois factores contemporâneos que podem explicar claramente os actuais índices de poluição.
       O tempo foi passando, centenas e centenas de anos, até que no afã de prosseguir, melhorando as condições de vida do Ser Humano, o progresso trouxe consigo problemas que nos foram intoxicando aos poucos, lesando-nos lenta, constante e irreversivelmente.

  »   Quais as consequências da poluição que afectam o ser Humano?

   » Será o Homem suficientemente inteligente para não presidir à sua própria destruição?


O Homem é gravemente afectado pela poluição atmosférica.


     A Poluição Atmosférica é a responsável :
  •  Pela destruição da camada de ozono. O ozono é um gás que forma uma fina camada nos níveis mais altos da atmosfera e que tem a função de proteger os seres vivos contra as radiações ultravioleta do Sol .
Consequências:  Os raios ultra violetas do sol “invadiram” a terra provocando graves tipos de cancros de pele.  →→
                              Os olhos poderão ser afectados levando à cegueira.
                              O  sistema imunitário também poderá ser afectado, sendo possível que se torne menos resistente a certas infecções virais.
  • Pelas chuvas ácidas que resultam da mistura da  transformação química de certos produtos lançados na atmosfera pela indústria e pelos veículos motorizados com o vapor d’água, dando origem a ácidos como por exemplo o acido sulfúrico. A chuva ácida não é mais do que o retorno destes gases, em forma de ácidos para a superfície da Terra.
  Consequências : Os ácidos daí resultantes são responsáveis pela destruição de florestas e morte de animais, pois  vai  tornar ácidas as águas dos rios, lagos e mares
                          


    O Homem é gravemente afectado pela poluição das águas .


A água é indispensável à vida e à maior parte das actividades humanas.
O Homem tem degradado a qualidade da água, ao lançar-lhe substancias poluentes.

   A Poluição das Águas é a responsável:

  • Pela morte de muitos animais através das marés negras provocadas pelo derrame de petróleo; através dos resíduos de águas de lavagens de barcos que contêm detergentes e restos de óleos, esgotos, descargas poluentes de fábricas para rios e  ribeiros, dos adubos químicos e dos pesticidas que ao infiltrarem-se na terra poluem as águas subterrâneas que irão desaguar em rios e lagos.
  • A acumulação de lixo no solo polui as águas subterrâneas. Deitar lixo para a beira- mar ou margens de rios contribui para a poluição das águas.
  Consequências :  Um dos muitos tipos de animais que morrem serão os peixes, alimento necessário à nossa alimentação.

O Homem é gravemente afectado pela poluição dos solos


      A poluição dos solos é característica das zonas  rurais, em consequência da agricultura moderna, que tem como objectivo produzir cada vez mais alimentos,  em  locais nem sempre adequados. Para além disso  a acumulação de lixos urbanos ou industriais também contribuem para   este tipo de poluição.

     A  Poluição do Solo é a responsável:

                        Pelo desenvolvimento  de ratos, moscas, micróbios patogénicos além de seres transmissores de doenças infecciosas. Isso acontece quando se acumulam resíduos sólidos, urbanos ou industriais em lixeiras. Estes locais não têm as condições essenciais para acumular o lixo em segurança. Do ponto de vista estético são locais desagradáveis e que  libertam odores incómodos .
  •                          Por intoxicações alimentares e alergias causadas pelos pesticidas e fertilizantes, utilizados na agricultura.





O Homem é gravemente afectado pela poluição sonora


            A Poluição Sonora difere bastante da poluição do ar, da água e dos solos  porque o  ruído é produzido em toda parte e, portanto, não é fácil controlá-lo na fonte. 


        Poluição Sonora é responsável por :
  •  Reacções generalizadas de stress e aumento do ritmo cardíaco. São capazes de interromper a digestão e causar dores no estômago, náuseas, dores de cabeça, irritabilidade, ansiedade, nervosismo, insónia, perturbações auditivas graves, fadiga, redução de produtividade, aumento do números de acidentes ,de consultas médicas e do absentismo.

Um comentário:

  1. Olá CoachVidaeSaude amei seu conteúdo!
    Poluição eletromagnética o mal do século!
    Existe proteção para você e sua familia paea as novas doenças geradas lesões, demencia, desvio na coluna, baixa imunidade e outos...!

    Aparelhos celulares emitem ondas eletromagnéticas que podem ser nocivas à saúde.
    Saiba mais, clique aqui: https://coachvidaesaude.com.br/compre-bloqueadoreletromagnetico-celular

    ResponderExcluir