sexta-feira, 4 de maio de 2012

SAUDAÇÃO AOS VISITANTES!!!!

OLA,SEJAM BEM VINDOS AO NOSSO BLOG!!!
AQUI POSTAREMOS TUDO SOBRE POLUIÇÃO TERRESTRE!!!
COLOCAREMOS IMAGENS E COMENTARIOS!!!
ACOMPANHE TUDO!!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

INTRODUÇÃO



QUANDO JOGAMOS UM PAPEL DE BALA NO CHÃO, PENSAMOS QUE ISSO NAO CAUSA NADA MAS OLHA O QUE PODE ACONTECER!!!

DIFERENTES FORMAS DE POLUIR O SOLO!!!


SOLO
solo é parte integrante dos ecossistemas, pela sua participação nos ciclos biogeoquímicos. A utilização de água e nutrientes é cíclica(ocorrem numa ordem determinada) desde que, retirados do solo, tais elementos retornem ao mesmo através dos ciclos biogeoquímicos.
Um dos problemas ecológicos atuais é a despreocupação humana em relação à essa reciclagem, especialmente no que concerne aos nutrientes de vegetais e condicionadores de solos agricultáveis.

Uso excessivo de adubos sintéticos

A fim de atender à crescente necessidade de alimentos, acarretada pelo crescimento populacional, a produção e o uso de adubos sintéticos, que normalmente contém impurezas que podem contaminar os solo, vêm sendo intensificados progressivamente. Para a produção desses adubos a indústria de fertilizantes retira elevadas quantidades de nitrogênio do ar e fosfato das rochas.
O emprego excessivo de fertilizantes gera um desequilíbrio ecológico. Os agentes decompositores não conseguem reciclá - la na mesma proporção em que são adicionados ao solo provocando eutrofização, bem como alterações caracterizadas pelo decréscimo de matérias orgânicas e retenção de água.

Uso de Praguicidas

Praguicidas ou defensivos agrícolas são substâncias venenosas utilizadas no combate às pragas, organismos considerados nocivos ao homem.
Os principais praguicidas são:
Herbicidas, usados para matar ervas daninhas(parasitas)
Fungicidas, utilizados no combate de fungos parasitas
Inseticidas, usados contra insetos
Neumatócidos, que controlam nematócidos parasitas.
Acontece que os defensivos químicos empregados no controle de pragas são muito pouco específicos, destruindo indiferentemente espécies nocivas e úteis.
Outro problema reside no acúmulo ao longo das cadeias alimentares. Assim, por exemplo, as minhocas, alimentando- se de grandes quantidades de folhas mortas e ingerindo partículas do solo, acumulam no seu organismo grandes quantidades de inseticidas clorados; as aves que se alimentam de minhocas, como as galinhas, passam a ingerir altas concentrações de veneno.

Solução: O controle biológico

O chamado controle biológico consiste no combate às pragas através de seus inimigos naturais, predadores ou parasitas, como por exemplo, a criação de vírus transgênicos, desenvolvidos para que, ao serem fumigados(expostos a fumaça, gases) sobe culturas, ataquem exclusivamente certas larvas ou insetos. Os vírus, inofensivos para outras espécies, se auto- destruiriam quando seu trabalho tóxico estivesse terminado.
Outros enfoques incluem a síntese de ferormônios naturais ( mensagens químicas que afetam o comportamento dos animais )gerados pelos insetos para advertir seus congêneres do perigo e, desse modo afastá-los das colheitas. Também seria possível fumigar nematódeos sobre os campos para combater pragas como as lesmas.

Problema do lixo

Poluição do Solo
O lixo urbano é constituído predominantemente por matéria orgânica e como tal sofre intensa decomposição, permitindo a reciclagem.
Sofrem quatro processos: Iixões, aterros sanitários, compostagem e incineração.
No caso dos "Iixões", o lixo simplesmente é levado para terrenos baldios onde fica exposto e é aproveitado pelos "catadores de lixo" que correm o risco de contrair doenças. Por outro lado o lixão provoca intensa proliferação de moscas e outros insetos. Outro inconveniente é o "corume", Iíquido que resulta da decomposição do Iixo e que polui o solo e os lençóis d'água.
aterro sanitário é o modo mais barato de eliminar resíduos, mas depende da existência de locais adequados. Esse método consiste em armazenar resíduos, dispostos em camadas, em locais escavados. Um incoerência do mesmo é a possibilidade de contaminação das águas subterrâneas, além da não reciclagem dos materiais para os locais de origem.
Os incineradores convencionais são fornos nos quais se queimam resíduos. Além de calor, a incineração gera dióxido de carbono, óxidos de enxofre e nitrogênio, dioxinas e outros contaminantes gasosos, cinzas voláteis que podem ser utilizadas na fabricação de fertilizantes.
No processo de compostagem, o material orgânico do lixo sofre um tratamento biológico do qual resulta o chamado "composto", material utilizado na fertilização e recondicionamento do solo.
É possível controlar a emissão de poluentes mediante processos adequados de limpeza dos gases.
Em alguns processos de eliminação de resíduos é possível gerar energia. Alguns incineradores aproveitam para gerar vapor e produzir eletricidade. A pirólise é um processo de decomposição química de resíduos sólidos por meio do calor em uma atmosfera com pouco oxigênio.
A redução de lixo produzido, por meio da reciclagem - processo de transformação de materiais usados em novas matérias- primas ou produtos, com o objetivo de recuperar parte do lixo. Além de permitir a redução do volume do lixo, colabora para a diminuição dapoluição do solo, do ar e da água. Além disso economiza água e energia na produção.
Danos ao homem
Inseticidas ( DDT e BHC ) - câncer, danos ao figado, etc.
Herbicidas, incineração do lixo (Dioxin) - câncer, defeitos congênitos , doenças de pele.
Plásticos ( cloro vinil ) - câncer do figado e do pulmão; atinge o Sistema Nervoso Central.
Solventes, produtos farmacêuticos e detergentes ( Benzina ) - dores de cabeça, náusea, perda de coordenação dos músculos, leucemia.
Fonte: br.geocities.com

DOENÇAS CAUSADAS PELA POLUIÇÃO!!!


Doenças Causadas pela Poluição

       Existe, na natureza, um equilíbrio biológico entre todos os seres vivos.
      A poluição pode ser entendida como qualquer alteração do equilíbrio ecológico existente.
     A poluição é essencialmente produzida pelo homem e está directamente relacionada com os processos de industrialização e a consequente urbanização da humanidade. Esses são os dois factores contemporâneos que podem explicar claramente os actuais índices de poluição.
       O tempo foi passando, centenas e centenas de anos, até que no afã de prosseguir, melhorando as condições de vida do Ser Humano, o progresso trouxe consigo problemas que nos foram intoxicando aos poucos, lesando-nos lenta, constante e irreversivelmente.

  »   Quais as consequências da poluição que afectam o ser Humano?

   » Será o Homem suficientemente inteligente para não presidir à sua própria destruição?


O Homem é gravemente afectado pela poluição atmosférica.


     A Poluição Atmosférica é a responsável :
  •  Pela destruição da camada de ozono. O ozono é um gás que forma uma fina camada nos níveis mais altos da atmosfera e que tem a função de proteger os seres vivos contra as radiações ultravioleta do Sol .
Consequências:  Os raios ultra violetas do sol “invadiram” a terra provocando graves tipos de cancros de pele.  →→
                              Os olhos poderão ser afectados levando à cegueira.
                              O  sistema imunitário também poderá ser afectado, sendo possível que se torne menos resistente a certas infecções virais.
  • Pelas chuvas ácidas que resultam da mistura da  transformação química de certos produtos lançados na atmosfera pela indústria e pelos veículos motorizados com o vapor d’água, dando origem a ácidos como por exemplo o acido sulfúrico. A chuva ácida não é mais do que o retorno destes gases, em forma de ácidos para a superfície da Terra.
  Consequências : Os ácidos daí resultantes são responsáveis pela destruição de florestas e morte de animais, pois  vai  tornar ácidas as águas dos rios, lagos e mares
                          


    O Homem é gravemente afectado pela poluição das águas .


A água é indispensável à vida e à maior parte das actividades humanas.
O Homem tem degradado a qualidade da água, ao lançar-lhe substancias poluentes.

   A Poluição das Águas é a responsável:

  • Pela morte de muitos animais através das marés negras provocadas pelo derrame de petróleo; através dos resíduos de águas de lavagens de barcos que contêm detergentes e restos de óleos, esgotos, descargas poluentes de fábricas para rios e  ribeiros, dos adubos químicos e dos pesticidas que ao infiltrarem-se na terra poluem as águas subterrâneas que irão desaguar em rios e lagos.
  • A acumulação de lixo no solo polui as águas subterrâneas. Deitar lixo para a beira- mar ou margens de rios contribui para a poluição das águas.
  Consequências :  Um dos muitos tipos de animais que morrem serão os peixes, alimento necessário à nossa alimentação.

O Homem é gravemente afectado pela poluição dos solos


      A poluição dos solos é característica das zonas  rurais, em consequência da agricultura moderna, que tem como objectivo produzir cada vez mais alimentos,  em  locais nem sempre adequados. Para além disso  a acumulação de lixos urbanos ou industriais também contribuem para   este tipo de poluição.

     A  Poluição do Solo é a responsável:

                        Pelo desenvolvimento  de ratos, moscas, micróbios patogénicos além de seres transmissores de doenças infecciosas. Isso acontece quando se acumulam resíduos sólidos, urbanos ou industriais em lixeiras. Estes locais não têm as condições essenciais para acumular o lixo em segurança. Do ponto de vista estético são locais desagradáveis e que  libertam odores incómodos .
  •                          Por intoxicações alimentares e alergias causadas pelos pesticidas e fertilizantes, utilizados na agricultura.





O Homem é gravemente afectado pela poluição sonora


            A Poluição Sonora difere bastante da poluição do ar, da água e dos solos  porque o  ruído é produzido em toda parte e, portanto, não é fácil controlá-lo na fonte. 


        Poluição Sonora é responsável por :
  •  Reacções generalizadas de stress e aumento do ritmo cardíaco. São capazes de interromper a digestão e causar dores no estômago, náuseas, dores de cabeça, irritabilidade, ansiedade, nervosismo, insónia, perturbações auditivas graves, fadiga, redução de produtividade, aumento do números de acidentes ,de consultas médicas e do absentismo.